Faculdade

Notícias

Seminário - Professor Masamitsu Hoshino, Sophia University, Tokyo

06-06-2022

Masamitsu Hoshino, Investigador e Professor Japonês da Universidade Sophia, Tóquio tem vindo a trabalhar de forma contínua com a indústria japonesa de materiais semicondutores para a nano fabricação de diferentes dispositivos de circuitos integrados, desde chips a nanochips, para as mais diversas aplicações tecnológicas, como o fabrico de telemóveis, por exemplo. Desde 1997, após o Protocolo de Quioto ter banido os tradicionais poluidores compostos utilizados na indústria de materiais semicondutores para a nano fabricação de dispositivos de circuitos integrados, o Professor Masamitsu tem prestado um relevante contributo na análise e avaliação do potencial de novos compostos alternativos e menos poluentes para os processos de nanofabricação no Japão.

 

A 28 de junho decorrerá a primeira intervenção do Prof. Masamitsu Hoshino na FCT NOVA, com a realização do seminário “Isotope effect in cross sections of NX3 molecules (X = H and D) by low energy electron impact”, no anfiteatro da biblioteca, entre as 14h e as 15h. Ao longo da sessão, o especialista irá abordar como com a técnica de espectroscopia de eletrões é possível obter informação relevante da estrutura eletrónica destes compostos, o que se traduz em conhecer as suas propriedades.

Nos dias 5, 6 e 7 de julho, o professor irá ministrar o curso “Electron collisions with atoms and molecules”, com três sessões de 90 minutos cada, no Anfiteatro da biblioteca.  O curso é dirigido aos alunos das licenciaturas, mestrados e pós-graduações de Física, Química, Materiais, Nanotecnologia e áreas relacionadas, e as actividades são também abertas à comunidade externa da faculdade. A participação no curso visa uma oportunidade única para os alunos da faculdade complementarem a formação técnico-científica com a interação com um especialista de uma instituição universitária de renome a nível internacional.