Faculdade

Departamento

Departamento de Física

O Departamento de Física (DF) constitui uma unidade de ensino e de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), vocacionada para a qualidade do ensino, a investigação científica e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Física, Engenharia Física e Engenharia Biomédica.

Com origem num pequeno núcleo existente desde o nascimento da Faculdade, gerido pelo Professor Manuel Laranjeira (então Reitor da UNL), o DF foi formalmente criado em 1986.

O DF é responsável por uma oferta educativa ao nível dos 1º e 2º ciclos como também ao nível de doutoramento (3º ciclo). Para além de ser responsável pelas Licenciaturas e Mestrados em Engenharia Física e Engenharia Biomédica, partilha a responsabilidade do Mestrado em Biomateriais e NanoMedicina, é responsável pelos Programas de Doutoramento em Engenharia Física, em Engenharia Biomédica, em Física Atómica e Molecular, e partilha a responsabilidade do Programa de Doutoramento “Radiation Biology and Biophysics - RaBBiT". Acresce que o DF assegura o ensino das unidades curriculares de Física básica a diversos cursos da FCT NOVA.

Neste momento, o DF conta com 31 docentes de carreira, sendo 4 Professores Catedráticos, 11 Professores Associados e 16 Professores Auxiliares, e também com 4 Investigadores Auxiliares. Relativamente a membros não docentes, o DF conta com a colaboração de 6 funcionários que desempenham funções administrativas e técnicas.

A atividade científica do DF desenvolve-se essencialmente em duas Unidades de Investigação, o LIBPhys e o CEFITEC. A investigação abrange diversas áreas, tais como a física atómica e molecular, física nuclear, física dos plasmas, física das interfaces, lasers e optoeletrónica, detetores, criogenia, técnicas analíticas aplicadas à saúde e ao património cultural, instrumentação médica e imagem médica.