Estudo desenvolvido pelo Grupo de Laser Solar da FCT-Universidade NOVA de Lisboa foi destacado na revista Journal of Photonics for Energy

08-07-2019

O estudo desenvolvido pela equipa de investigação de Laser Solar do CEFITEC, Departamento de Física da FCT-UNL: Bruno D. Tibúrcio, Dawei Liang, Joana Almeida, Dário Garcia, Cláudia R. Vistas, "Dual-rod pumping approach for tracking error compensation in solar-pumped lasers," J. Photon. Energy 9(2) 028001 (22 June 2019), foi escolhido como conteúdo de destaque na revista Journal of Photonics for Energy (JPE).

A revista JPE, com factor de impacto 2.157, abrange áreas de investigação fundamental e aplicada com foco nas aplicações de fotónica para conversão, armazenamento, distribuição e uso eficiente de energia renovável.

O estudo desenvolvido pelo grupo de Laser Solar, e publicado nesta revista, constitui uma nova abordagem de bombeamento com energia solar concentrada para melhorar consideravelmente o desempenho do Laser Solar, nomeadamente na capacidade de compensar erros de seguimento solar.

Este destaque enaltece o mérito do trabalho de investigação do Grupo de Laser Solar da FCT-UNL, cujos avanços conseguidos poderão contribuir significativamente para um dos objectivos de desenvolvimento sustentável (Objetivo 7 da Agenda 2030), oferecendo uma energia renovável e acessível para todos.