Faculdade

Notícias

Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (BD) no âmbito do Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica: Instrumentação para Saúde da NOVA (NOVA I4H)

31-07-2019

 

Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (BD) no âmbito

do Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica: Instrumentação para Saúde da NOVA (NOVA I4H)

O Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica: Instrumentação para Saúde da NOVA (NOVA I4H) foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento de Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT, IP) de 2015, tendo-lhe sido atribuídas um total de 24 bolsas de doutoramento para 4 edições, tendo cada edição a duração de 4 anos.

No âmbito daquele concurso cabe à Comissão Diretiva do Programa (ou a uma Comissão de Seleção por ela escolhida) selecionar os estudantes deste programa que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT, IP, sendo que os contratos de bolsa são celebrados diretamente com a FCT.

Assim, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, na sua atual redação, e do Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Comissão Diretiva do NOVA I4H abre concurso para a seleção de bolseiros para a atribuição de:

7 BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO (BD)

para doutoramentos a realizar no âmbito do NOVA I4H em colaboração com os parceiros empresariais.

Bolsas: A duração da bolsa é anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a 3 meses consecutivos.

Destinatários: Os destinatários destas bolsas devem satisfazer as condições previstas no nº 1 do Artigo 30º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nº 107/2008, de 25 de junho, e 230/2009, de 14 de Setembro e pretenderem iniciar o doutoramento em Biomédica no âmbito do NOVA I4H no ano lectivo de 2019/2020.

Área Científica: Engenharia Biomédica

Formação Académica: Os candidatos deverão possuir um Mestrado em Engenharia Biomédica, ou noutra com elevada afinidade à Engenharia Biomédica, tais como Engenharia Física e Engenharia Electrotécnica, com classificação final de pelo menos 14/20 (no caso de mestrados integrados esta classificação refere-se apenas aos 2 últimos anos do ciclo único) e classificação na tese/dissertação de mestrado não inferior a 16/20. São também necessários bons conhecimentos de língua inglesa.

Valor do subsídio mensal: O montante da bolsa será conforme tabela de valores das bolsas de doutoramento no País atribuídas diretamente pela FCT, (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Período de apresentação de candidaturas

O concurso está aberto entre 01 de Agosto e 30 de Setembro de 2019.

Candidaturas: As candidaturas individuais devem ser enviadas electronicamente para ml.oliveira@fct.unl.pt, utilizando o formulário e as instruções disponíveis em https://sites.fct.unl.pt/doutoramento-engenharia-biomedica.Os candidatos têm de submeter obrigatoriamente o seu CV, a carta de motivação e cópia dos certificados dos graus. Podem selecionar até 3 projetos por universidade, de entre os projetos de tese disponibilizados em http://sites.fct.unl.pt/doutoramento-engenharia-biomedica/, tendo que estar aceites pelos proponentes dos projetos escolhidos antes de submeterem a candidatura.

No caso de graus académicos e diplomas conferidos por instituição de ensino superior estrangeira, para efeitos de admissibilidade da candidatura, a apresentação da prova do registo do reconhecimento do grau académico estrangeiro, é opcional. No entanto, a não apresentação deste documento não permite atribuir classificação na Avaliação do Currículo Escolar do/a candidato/a. Para efeitos de contratualização da bolsa, aquando da sua eventual concessão, a apresentação de prova de registo de reconhecimento desses graus e a conversão da classificação final neles obtida para a escala de classificação Portuguesa é obrigatória.

O reconhecimento de graus académicos e diplomas estrangeiros bem como a conversão da classificação final para a escala de classificação portuguesa pode ser requerido em qualquer instituição de ensino superior pública, ou na Direção-Geral o Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt). O regime jurídico aplicável aos processos de reconhecimento, requeridos após 1 de janeiro de 2019, é o aprovado pelo Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de Agosto. O regime jurídico aplicável aos processos de reconhecimento, requeridos em data anterior a 1 de janeiro de 2019, é o previsto no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de Outubro e regulado pela Portaria nº. 227/2017, de 25 de Julho, ou em alternativa, o instituído pelo Decreto-Lei nº. 283/83, de 21 de Junho, para o caso da modalidade de reconhecimento ser a de equivalência.

Processo e critérios de seleção: A avaliação dos candidatos é feita pela Comissão de Seleção nos termos decididos na reunião da Comissão Diretiva do Programa em 10 de Setembro de 2015.

Os candidatos serão classificados de acordo com a classificação (FCG) dada por FCG = 0,7 x 0,3 x CAG + CPG, onde CAG e CPG representam Classificação Académica do Candidato e Classificação do Perfil do Candidato, respectivamente.

O CAG é dado por CAG = 0,65 x 0,35 x + DG AG, onde DG e AG representam Classificação Académica e Grau de Adequação, respectivamente.

  • O DG é calculado considerados os seguintes critérios:

    • grau 1 do ciclo (3 primeiros anos de um programa de mestrado integrado): 30%;

    • grau de segundo ciclo (2 anos finais de um programa de mestrado integrado): 30%;

    • Mestre tese de grau ': 40%;

  • O AG é obtido considerada a seguinte lista:

    • Engenharia Biomédica: 20

    • Engenharia Física, Física, Engenharia Electrotécnica ou: 18

    • Biotecnologia, Tecnologia da Saúde Bioengenharia ou Ciência da Computação: 16

    • Ciências Biomédicas, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou Engenharia Bioquímica: 15

    • Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Ciências Farmacêuticas, Química, Biologia ou Ciências dos Materiais: 13

    • Outros diplomas: 1

O CPG é obtido considerando a experiência académica/científica, experiência profissional CV, carta de motivação, cartas de referência e entrevista, bem como publicações e apresentações de congressos.

A atribuição de projecto aos candidatos será feita seguindo a posição no ranking do candidato; a primeira escolha do candidato será atribuída se ainda estiver disponível, dependendo do acordo do(s) supervisor(es).

Divulgação dos resultados:

Os resultados da avaliação são enviados aos candidatos por e-mail. Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. Da decisão final pode ser interposto recurso para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação. Todos os candidatos serão notificados do resultado final através de e-mail.

Informação complementar: A Comissão Diretiva deste Programa reserva-se o direito de não preencher todas as vagas colocadas a concurso neste edital.

Financiamento: As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência e quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais do período de programação 2014-2020, do Portugal 2020, nomeadamente, o Programa Operacional Temático do Capital Humano, o Programa Operacional Regional do Norte, do Centro ou do Alentejo, de acordo com as disposições do Regulamento Específico aplicável.