Faculdade

Notícias

Atribuição de contrato como Junior Researcher a investigadora da FCT-Uinversidade NOVA de Lisboa

08-10-2018

 

No âmbito do recente concurso competitivo de Estímulo do Emprego Cientifico − Individual da FCT/MCTES, avaliado por um painél internacional, foi atribuída à Doutora Joana Almeida, colaboradora do Professor Dawei Liang no grupo Laser Solar do CEFITEC, um contracto de investigação como Junior Researcher.

Esta distinção reconhece e enaltece, certamente, o mérito da Doutora Joana Almeida, e também indirectamente o trabalho de investigação desenvolvido pelo Professor Dawei Liang.

A Doutora Joana Almeida foi considerada pelo júri como uma investigadora de talento, e conseguindo resultados de investigação de grande valor em pouco tempo da sua carreira. O seu trabalho de investigação está na fronteira entre a física e a engenharia, com resultados inovadores em lasers bombeados por energia solar. O projecto proposto, intitulado “First solar-pumped four-pass, four-active mirror Nd/Cr:YAG ceramic laser amplifier” obteve a segunda melhor classificação de 9.6 Valores na área de ciências de Física e vai ser desenvolvido no laboratório de Laser Solar da Universidade NOVA, constituindo uma nova abordagem de bombeamento para amplificação de luz laser, através de energia solar altamente concentrada. A missão desta proposta de investigação enquadra-se bem na estratégia da Universidade, oferecendo uma solução de energia renovável acessível para a sociedade. São esperados resultados consideráveis com relevância científica e tecnológica, levando ao reconhecimento internacional por especialistas nessas áreas de investigação e contribuindo para fortes necessidades sociais.