Melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Europeias de Ciência Experimental (EOES 2024)

17-04-2024

As Olimpíadas Europeias de Ciência Experimental (EOES) são olimpíadas científicas anuais para jovens da União Europeia com ênfase em competências nas disciplinas de biologia, física e química. Estas Olimpíadas privilegiam as competências experimentais, como o correto processamento da informação, a manipulação de equipamento, a execução experimental e a aquisição de dados, apesar de o conhecimento teórico ser também muito relevante. Portugal participa nesta competição desde 2009, com uma delegação de duas equipas de 3 alunos cada. As equipas que representam Portugal são selecionadas entre os alunos das 3 equipas melhor classificadas nas Olimpíadas Nacionais de Química Júnior e nas Olimpíadas de Física Escalão A e os 9 alunos melhor classificados na Olimpíada Nacional de Biologia que reúnam os requisitos de idade exigidos nesta competição.

A organização da participação portuguesa da EOES é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação e pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos que indicam os mentores para cada uma das áreas.  Os mentores envolvidos dinamizam as sessões de preparação dos alunos e acompanham os mesmos na competição europeia.

A delegação portuguesa esteve presente no Luxemburgo de 7 a 14 de abril de 2024, tendo tido uma excelente prestação, conseguindo 4º e 9º lugar que correspondem a 1 medalha de ouro e outra de prata.