07-12-2022

O artigo "Multirod approach to enhance solar-to-laser conversion efficiency in the Odeillo solar furnace" publicado em JPE Volume 12 Issue 4 (2022), pelo grupo de investigação de Tecnologia Laser do CEFITEC, departamento de Física da FCT-NOVA (Hugo Costa, Joana Almeida, Dawei Liang, Dário Garcia, Miguel Catela, Bruno D. Tibúrcio, Cláudia R. Vistas) foi destacado na capa da revista Journal of Photonics for Energy (JPE):

Neste estudo foi desenvolvido o conceito de uma estação de laser solar para melhoria da eficiência de conversão de potência solar no foco para potência laser. Esta nova abordagem consiste no bombeamento simultâneo de 11 cristais de Nd:YAG com elevada energia solar concentrada proveniente do forno solar de Odeillo, França, proporcionando a emissão simultânea de 11 feixes de laser com uma potência total elevada de 11.4 kW e eficiência de conversão de 3.3%.
Devido à possibilidade de cada feixe de laser de 1 kW ser extraído de cada cristal, este esquema pode também funcionar como um conjunto de unidades independentes de processamento de materiais a laser para aplicações científicas e industriais.