02-12-2022
Engenharia Física
Requisitos obrigatórios:
Fatores preferenciais:
Experiência em trabalhar metrologia de vácuo e de deteção de fugas com espetrometria de massa com hélio.
A descarbonização da rede de gás na europa prevê a substituição gradual de gás natural por hidrogénio o que traz novos desafios de segurança e de metrologia. No âmbito desta bolsa, pretende-se desenvolver de fugas de referência rastreáveis para hidrogénio e métodos que garantam a sua calibração de modo a se poderem ensaiar detetores de hidrogénio que possam ser usados na avaliação da estanquidade da rede de gás com hidrogénio.
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).
O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Tecnologia e Metrologia de Vácuo do CEFITEC, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Orlando Teodoro, sendo a entidade contratante a Universidade Nova de Lisboa.
A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em 1 de Janeiro de 2023.
O montante da bolsa corresponde a € 1 144,64, tendo por referência a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
A classificação final (CF) será obtida através da fórmula:
Presidente: Professor Orlando M.N.D. Teodoro
Vogal: Professor Filipe Ferreira da Silva
Vogal: Professor Dawei Liang
Vogal Suplente: Professora Ana Cristina Silva
Vogal Suplente: Professor Paulo Limão-Vieira
As listas de candidatos admitidos e excluídos, bem como a lista de classificação final e ordenação dos candidatos, serão objeto de audição dos interessados, de acordo com o disposto nos artigos 121.º e 122.º do Código do Procedimento Administrativo, devendo os interessados as partes serão notificadas por e-mail.
A decisão final do júri será aprovada pelo responsável da NOVA-FCT a quem compete também decidir sobre a contratação.
A lista de candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final serão publicadas no Departamento Físico em local visível e enviadas por e-mail, com recibo de entrega, a todos os candidatos.
O concurso encontra-se aberto no período de 02 a 16 de dezembro de 2022.
Documentação a fornecer em sede de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
Forma de apresentação das candidaturas:
Documentação a fornecer em sede de contratualização: