Aviso de abertura de procedimento concursal - Bolsa de investigação (1 vaga)

02-12-2022

1. 1. Área Científica:

Engenharia Física

1. 2. Categoria/perfil dos destinatários:

Requisitos obrigatórios:

1. Mestrado em Engenharia Física
  2. Formação em Tecnologia e Metrologia do Vácuo
  3. Inscrição em curso de Formação com Investigação (não conferente de grau) ou em programa doutoral.

Fatores preferenciais:

Experiência em trabalhar metrologia de vácuo e de deteção de fugas com espetrometria de massa com hélio.

1. 3. Plano de trabalhos:

A descarbonização da rede de gás na europa prevê a substituição gradual de gás natural por hidrogénio o que traz novos desafios de segurança e de metrologia. No âmbito desta bolsa, pretende-se desenvolver de fugas de referência rastreáveis para hidrogénio e métodos que garantam a sua calibração de modo a se poderem ensaiar detetores de hidrogénio que possam ser usados na avaliação da estanquidade da rede de gás com hidrogénio.

1. 4. Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

1. 5. Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Tecnologia e Metrologia de Vácuo do CEFITEC, Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Professor Orlando Teodoro, sendo a entidade contratante a Universidade Nova de Lisboa.

1. 6. Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em 1 de Janeiro de 2023.

1. 7. Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 1 144,64, tendo por referência a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

1. 8. Métodos de seleção:

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

1. A - classificação obtida no mestrado
  2. B - classificação obtida na licenciatura
  3. C - avaliação curricular que evidencie a experiência do candidato em tecnologia do vácuo (0 a 20 valores)
  4. D - Entrevista (0 a 20 valores)

A classificação final (CF) será obtida através da fórmula:

1. 9. Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Professor Orlando M.N.D. Teodoro

Vogal: Professor Filipe Ferreira da Silva

Vogal: Professor Dawei Liang

Vogal Suplente: Professora Ana Cristina Silva

Vogal Suplente: Professor Paulo Limão-Vieira

1. 10. Audiência das partes interessadas

As listas de candidatos admitidos e excluídos, bem como a lista de classificação final e ordenação dos candidatos, serão objeto de audição dos interessados, de acordo com o disposto nos artigos 121.º e 122.º do Código do Procedimento Administrativo, devendo os interessados as partes serão notificadas por e-mail.

1. 11. Decisão final

A decisão final do júri será aprovada pelo responsável da NOVA-FCT a quem compete também decidir sobre a contratação.

A lista de candidatos admitidos e excluídos e a lista de classificação final serão publicadas no Departamento Físico em local visível e enviadas por e-mail, com recibo de entrega, a todos os candidatos.

1. 12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 02 a 16 de dezembro de 2022.

Documentação a fornecer em sede de candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:

1. Carta de motivação
  2. Curriculum Vitae e documentos comprovativos dos graus académicos

Forma de apresentação das candidaturas:

• As candidaturas deverão ser entregues, por correio eletrónico para sec-df@fct.unl.pt.

Documentação a fornecer em sede de contratualização:

• Comprovativo de inscrição em curso não conferente de grau académico ou em doutoramento.