O laser solar de Ce:Nd:YAG bombeado pelo sistema de coleção e concentração de energia solar do Departamento de Física da NOVA foi destacado na revista Journal of Photonics for Energy

25-01-2021

O Grupo de Tecnologia Laser do CEFITEC, Departamento de Física da FCT-Universidade NOVA de Lisboa, estudou o desempenho do laser solar com o uso de meio ativo de laser com espectro de absorção mais amplo na região do vísivel (Ce:Nd:YAG), proporcionando um aumento de potência de laser com mais de 40% eficiência de coleção, comparativamente ao recorde anterior em configuração de bombeamento lateral.

Este trabalho experimental, realizado nas instalações solares da NOVA e também do PROMES-CNRS em França, foi publicado na revista Journal of Photonics for Energy
Cláudia R. Vistas, Dawei Liang, Joana Almeida, Bruno D. Tibúrcio, Dário Garcia, Miguel Catela,
Hugo Costa, Emmanuel Guillot, "Ce:Nd:YAG side-pumped solar laser," J. Photon. Energy 11(1) 018001 (19 January 2021),
tendo sido escolhido como conteúdo de destaque nesta revista, onde o sistema de coleção e concentração de energia solar da NOVA se encontra representado:

A revista JPE abrange áreas de investigação fundamental e aplicada com foco nas aplicações de fotónica para conversão, armazenamento, distribuição e uso eficiente de energia renovável.