Seminário do Estudante de doutoramento Pedro Alexandre Glória Cardoso

10-12-2020

Resumo:

Este seminário é um seminário curricular e o tema que escolhi desenvolver foi o tema da minha tese de mestrado que foi desenvolvida no IST com a parceria do LIP Lisboa em 2014. Este trabalho baseou-se no teste e caracterização de unidades de RPCs (Resistive Plate Chambers) no âmbito de uma colaboração com o laboratório Pierre Auger denominada projecto MARTA (Muon Auger RPC for the Tank Array). Este projecto propõe a expansão da sensibilidade à componente muónica dos raios cósmicos estudados no observatório, através da introdução progressiva de unidades RPC nas 1660 estações de tanques de Cherenkov já presentes. Nesta tese de mestrado caracterizou-se uma destas unidades RPC que actualmente se encontra instalada no observatório, contribuindo para o desenvolvimento da electrónica de aquisição e controlo posteriormente anexada à mesma. Devido aos resultados encorajadores da fase de teste, atualmente uma rede de 7 tanques estão a ser convertidos em MARTA stations com perspectiva de mais para o futuro.

Time: Dec 18, 2020 10:00 AM Lisbon
Password: 459012