Estudo desenvolvido pela equipa de Laser Solar da FCT-Universidade NOVA de Lisboa foi destacado na revista Journal of Photonics for Energy

19-03-2019

O estudo desenvolvido pela equipa de investigação de Laser Solar do CEFITEC, departamento de Física da FCT-UNL: Joana Almeida, Dawei Liang, Bruno D. Tibúrcio, Dário Garcia, Cláudia R. Vistas, "Numerical modeling of a four-rod pumping scheme for improving TEM00-mode solar laser performance," J. Photon. Energy 9(1) 018001 (20 February 2019), foi escolhido como conteúdo de destaque na revista Journal of Photonics for Energy (JPE).

A revista JPE, com factor de impacto 2.157, abrange áreas de investigação fundamental e aplicada com foco nas aplicações de fotónica para conversão, armazenamento, distribuição e uso eficiente de energia renovável.

O estudo desenvolvido pelo grupo de Laser Solar, e publicado nesta revista, constitui uma nova abordagem de bombeamento com energia solar concentrada para melhorar consideravelmente o desempenho do Laser Solar, nomeadamente em modo fundamental (modo TEM00).

Este destaque enaltece o mérito do trabalho de investigação do grupo de Laser Solar da FCT-UNL, cujos avanços conseguidos poderão contribuir significativamente para um dos objectivos de desenvolvimento sustentável (Objetivo 7 da Agenda 2030), oferecendo uma energia renovável e acessível para todos.