Faculdade

Notícias

15.º Encontro de Cientistas em Física Atómica na FCT NOVA

05-09-2018

O 15.º Encontro internacional anual do "Stored Particles Atomic Physics Research Collaboration (SPARC) ", o “SPARC Topical Workshop 2018”, acontece de 7 a 11 de Setembro na FCT NOVA. É a segunda vez que esta unidade orgânica da NOVA assegura a reunião dos cientistas que colaboram nesta plataforma. São esperados 100 investigadores para trabalhar na área da física atómica.

Este encontro é organizado pela “Stored Particles Atomic physics Research Collaboration (SPARC)” e pelo Departamento de Física da Universidade NOVA de Lisboa. O evento tem como objetivo preparar experiências que irão ser testadas na instalação “Facility for Antiproton Ion Research” (FAIR) que está a ser construída em Darmstadt, Alemanha, a qual envolve um esforço financeiro internacional de mais de 1100 milhões de euros. A instalação vai servir de acelerador de tecnologia e espera albergar 3000 investigadores a trabalhar em simultâneo.

A colaboração SPARC foi formada para organizar experiências na área da física atómica na FAIR, com o objectivo de juntar especialistas na área de física atómica de iões altamente carregados. Neste workshop serão revistos os mais recentes avanços na fará a revisão na área científica, serão abordadas questões financeiras da colaboração SPARC e estabelecidas as atividades futuras.

Neste simpósio ainda será anunciado o vencedor deste ano da melhor tese de doutoramento relacionada com estudos de física atómica.