Seminário DF 12 de Julho de 2023 às 14:00 H

Sala de Seminários DF 213 Edif. I
Localização específica:

Seminário DF

Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa, Campus da Caparica, Portugal

Sala 213 - Edifício I  e Online em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/344521416?pwd=WVdzSFQ4cXdJT2oyMzdITjlLaDN6Zz09

12 de Julho de 2023 às 14h

Edifícios Inteligentes - Hospitais Inteligentes

Mestre Sónia Viegas

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

No âmbito do Mestrado em Engenharia Biomédica

Resumo:

Nesta apresentação, pretendo começar com uma pequena viagem histórica à década de 80, onde surgiu o conceito de “Edifício Inteligente”, nesta viagem vamos revisitar alguns exemplos do que se fazia em Portugal nos Edifícios de Serviços. Fazendo a transição do conceito de “Edifício Inteligente” para o conceito atual de “Hospital Inteligente”, será que existe paralelismo? O que se pretende alcançar em cada situação? Será que um “Hospital Inteligente” é, ou terá que ser necessariamente um “Edifício Inteligente”, ou na perspetiva do Hospital o foco serão apenas os serviços prestados e o Edifício é relegado para segundo plano? Pretendo lançar algumas questões teóricas sobre o tema e perspetivar potenciais desafios da Ciência associados ao “Hospital Inteligente”, que do meu ponto de vista nunca se deverá dissociar do “Edifício Inteligente”.

Sónia Viegas Bio:

Sónia Lourenço Viegas, nascida em Lisboa a 14 de Dezembro de 1974, tem no seu percurso académico uma Licenciatura em Engenharia de Gestão Industrial no Ramo de Instrumentação e Controlo, concluída em 2000 e um Mestrado em Integração de Sistemas Industriais, concluído em 2011, atualmente a realizar um Doutoramento em Engenharia Biomédica. No seu percurso profissional foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com Gestão e Engenharia essencialmente nos Edifícios de Serviços, mas também na Indústria. Esteve envolvida em diversos projetos relacionado com Sistemas de Automação, Gestão das Instalações Técnicas, Gestão Integrada da Manutenção, Segurança e Eficiência Energética e atualmente está na Nova Medical School, integrada no Gabinete de Educação, com responsabilidades em garantir o bom funcionamento dos seus Centros de Simulação.