Faculdade

Notícias

TWIN | Toy Heritage as a Way to Innovation: Bridging Past and Future to Play

28-08-2025

Os brinquedos em folha-de-Flandres, produzidos em Portugal entre 1920 e 1960, são mais do que simples objetos de brincar: representam inovação técnica, engenho criativo e refletem contextos sociais e industriais da época. Reutilizando materiais da indústria conserveira e reinterpretando modelos estrangeiros, esta indústria — com destaque para Valongo, centro nacional de produção — criou peças únicas que permanecem pouco valorizadas no património cultural.

O projeto exploratório TWIN, aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, liderado pelo LIBPhys da NOVA FCT, coloca a análise material e técnica destes brinquedos no centro da investigação. Através da caracterização material e estudo de processos de fabrico, o projeto procura compreender como escolhas materiais, técnicas e construtivas influenciam a durabilidade, a conservação e o valor patrimonial dos brinquedos de folha-de-Flandres. Esta abordagem científica é complementada por perspetivas históricas e socioculturais, permitindo ligar o passado industrial e artesanal aos desafios contemporâneos da inovação e do design.

A investigação envolve o estudo de brinquedos portugueses e de outros modelos industrializados, sobretudo os alemães, a partir das coleções dos Museus do Brinquedo Português, do Caramulo e do Brinquedo de Seia. Paralelamente, promove a ligação entre património e design atual através de investigação interdisciplinar e atividades de divulgação que juntam físicos, engenheiros, designers, sociólogos, historiadores e conservadores de museus.