Engenharia Biomédica! Luva que ajuda a detetar cancro da mama ganha prémio de inovação

30-11-2021

Uma luva que complementa o auto-exame mamário - chamada "SenseGlove"- da autoria de Francisco Nogueira, antigo aluno do curso de Engenharia Biomédica, foi o projeto vencedor na categoria "Startup" do Altice International Innovation Award (AIIA), prémio que pretende distinguir, promover e apoiar talento tecnológico.

O projeto da startup "Glooma", que deu origem ao "SenseGlove", desenvolveu uma luva de rastreio médico que pode ser utilizado em casa e que complementa o auto-exame mamário. A "SenseGlove" utiliza sensores piezoelétricos que permitem detetar anomalias, benignas ou malignas, no tecido mamário, e controlar o seu tamanho e textura. O projeto recebeu 50 mil euros como prémio. "Seremos capazes de levar as mulheres ao médico o mais rápido possível e detetar o cancro da mama no estágio inicial", explica Francisco Nogueira, antigo aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA .

A luva está em fase de protótipo, mas a empresa já aceita pré-reservas.