Notícias

Estudo desenvolvido pelo grupo de Tecnologia Laser do CEFITEC do Departamento de Física da FCT-Universidade NOVA de Lisboa foi destacado na capa da revista Journal of Photonics for Energy

01-10-2020

O estudo desenvolvido pelo grupo de investigação de Tecnologia Laser do CEFITEC, Departamento de Física da FCT-Universidade NOVA de Lisboa: J. Almeida, D. Liang, H. Costa, D. Garcia, B. D. Tibúrcio, M. Catela,
C. R. Vistas, "Seven-rod pumping concept for simultaneous emission of seven TEM00-mode solar laser beams,"
J. Photon. Energy 10(3) 038001 (8 September 2020),
foi destacado na capa da revista Journal of Photonics for Energy (JPE).

A revista JPE, com factor de impacto 1.538, abrange áreas de investigação fundamental e aplicada com foco nas aplicações de fotónica para conversão, armazenamento, distribuição e uso eficiente de energia renovável.

O estudo desenvolvido pelo grupo de Tecnologia Laser, e publicado nesta revista, propõe uma nova abordagem de bombeamento de laser com energia solar concentrada, possibilitando a emissão de vários feixes laser renováveis com melhor desempenho térmico e maior eficiência, nomeadamente no modo fundamental (modo TEM00).

Este destaque enaltece o mérito do trabalho de investigação realizado pelo grupo de Tecnologia Laser do CEFITEC - Departamento de Física, cujos avanços conseguidos poderão expandir a aplicação deste tipo de sistemas renováveis em   países com alta disponibilidade de energia solar, bem como, no desenvolvimento da industrialização sustentável, estando em conformidade com dois dos objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS 7 e 9) da Agenda 2030.