Faculdade

Notícias

Bolsas de Investigação Científica (10 vagas)

15-07-2020

Bolsas de Investigação Científica (10 vagas)

 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de 8 Bolsas de investigação e 2 bolsas de iniciação à investigação no âmbito do Projeto Verão com Ciência, no LibPhys-UNL na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa,  financiada pelo Apoio Especial "Verão com Ciência" atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

 

  1. 1.     Área Científica:

Física e Biomédica

 

  1. 2.     Requisitos de admissão:

Os candidatos devem ser estudantes de Licenciatura, Mestrado ou de Doutoramento no ano letivo 2019/2020, com matrícula ativa e situação regularizada, ou estudantes em condições de se inscreverem num plano de estudos (curso não conferente de grau académico), de acordo com os pontos 1 e 2 do Artigo 6º do RBI da FCT (Reg. nº 950/2019).

 

  1. 3.     Plano de trabalhos:

O plano de trabalho inclui  o desenvolvimento de um projeto de investigação no âmbito da frequência da “Escola de Verão: Física Nuclear Aplicada” com o seguinte cronograma:

A Escola de Verão está dividida em três fases:

1ª Fase - 1 de Agosto até 13 de Setembro de 2020: Introdução ao programa de    trabalhos e familiarização com a Unidade de I&D, o Laboratório de Física Nuclear do LibPhys-UNL,  com o Laboratório de aceleradores do CTN/IST e com a equipa de supervisores.

Início do curso de formação com o Módulo 1: Metodologia de Investigação e Escrita Científica

2ª Fase -14 de Setembro a 18 de Setembro:  Curso de Formação: 30h. O curso está organizado em duas sessões de 3h por dia para os diferentes módulos durante os 5 dias promovendo o desenvolvimento de competências e valências para os programas de investigação, encorajando também o trabalho de equipa entre os bolseiros.

3ª Fase - 19 de Setembro a 30 de Outubro: continuação do desenvolvimento dos projectos previstos nos programas de formação em I&D com a equipa de supervisão e sessão de encerramento da escola com a apresentação e avaliação dos resultados obtidos em formato de poster.

 

Listagem de projetos científicos:

 

1:  Construção de um detetor de neutrões ambientais para aplicações agrícolas.

ORIENTADOR: João Cruz CIÊNCIA ID: 271D-3F24-FE2D, TIPO: BI

 

2: Medições de secções eficazes das reacções de dispersão inelástica 7Li(p,p’γ)7Li (Eγ = 478 keV) e 19F(p,p’γ)19F (Eγ= 110 keV, 197 keV). Colaboração com o Instituto Romeno IFIN-HH (http://www.nipne.ro). ORIENTADOR: João Cruz CIÊNCIA ID: 271D-3F24-FE2D, TIPO: BI

 

3:Optimização da câmara de reacções nucleares.ORIENTADOR:  Micaela Fonseca CIÊNCIA ID: 961A-1B84-DB7F, TIPO: BI

 

4: Exploração das propriedades biológicas de novos compostos metálicos de ouro (Au) com potencial anti-tumoral à luz de tecnologias nucleares. ORIENTADOR: João Cruz CIÊNCIA ID: 271D-3F24-FE2D, TIPO: BI

 

5:Determinação da distribuição espacial e em profundidade de Hidrogénio e Deutério em amostras de Be e W provenientes de um reactor de fusão, utilizando a técnica de Micro-AMS. ORIENTADOR: Hélio Fernandes Luís, CIÊNCIA ID: 4014-CD2A-CD1A, TIPO: BI

 

6:Desenvolvimento de software de análise e simulação para técnicas nucleares - cálculo de rendimentos em profundidade de reacções nucleares por espectroscopia gama. ORIENTADOR:  M. Adelaide Pedro de Jesus, CIÊNCIA ID: 5713-0110-AFBA; TIPO: BI

 

7: Análise PIGE para estudo de osteoporose e de doença óssea de Paget. ORIENTADOR:  Cátia Santos CIÊNCIA ID:A314-C603-289A; TIPO: BII

 

8: Litiação de filmes para aplicação em janelas eletrocrómicas. ORIENTADOR: João Cruz CIÊNCIA ID: 271D-3F24-FE2D, TIPO: BI

 

9: Quantificação de Li e B em vidros de borossilicatos (VICARTE-FCT/UNL): análises complementares por PIXE, PIGE e NRA. ORIENTADOR:  Rodrigo Mateus CIÊNCIA: 1A1A-5F0C-7585, TIPO: BII

 

10: Estudo de reações nucleares através do formalismo R-Matrix. ORIENTADOR:  Hugo Silva CIÊNCIA ID:8914-F538-0AD4; TIPO: BI

 

  1. 4.      Legislação e regulamentação aplicável: Lei No. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt - Regulamento no 950/2019, no Diário da República , 2a série, no 241, de 16 de Dezembro de 2019, com a redação atual). Decreto- Lei n.o 66/2018, de 16 de Agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras). Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

 

  1. 5.     Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Física Nuclear DF-FCT-NOVA e LATR (Lab. de Aceleradores e Tecnologias da Radiação) no Campus Tecnológico e Nuclear do IST, sob a orientação científica dos proponentes pelos projetos científicos.

 

  1. 6.     Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em 1 de agosto de 2020.

 

  1. 7.     Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €798,00 para as bolsas de investigação científica e €412,00 para as bolsas de iniciação à investigação científica conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

 

  1. 8.     Métodos de selecção: Avaliação curricular e experiência na área requisitada, com a valorização de 50% e 50%, respectivamente. O júri reserva-se o direito de não atribuir a totalidade das bolsas no caso de não haver candidatos que correspondam ao perfil pretendido.

 

  1. 9.     Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri: Profª. Micaela Fonseca

Vogais efetivos: Profª. Maria Adelaide Pedro Jesus e Prof. João Cruz

 

  1. 10.  Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público da Secretaria do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo os candidatos(as) aprovados(as) notificados através de email.

 

  1. 11.  Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 de julho de 2020 a 23 de julho de 2020 e publicitado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia de certificado de habilitações e carta de motivação onde deve ser indicado explicitamente o projeto científico a que se candidata.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico para: micaelafonseca@fct.unl.pt, indicando no assunto “Candidatura bolsa projeto Verão com Ciência”.