Faculdade

Notícias

Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (BD) no âmbito do Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica: Instrumentação para Saúde da NOVA (NOVA I4H)

24-11-2017

 

 

 

Aviso de Abertura do Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento (BD) no âmbito

do Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica: Instrumentação para Saúde da NOVA (NOVA I4H)

  

O Programa de Doutoramento em Engenharia Biomédica: Instrumentação para Saúde da NOVA (NOVA I4H) foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento de Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT, IP) de 2015, tendo-lhe sido atribuídas um total de 24 bolsas de doutoramento para 4 edições, tendo cada edição a duração de 4 anos.

No âmbito daquele concurso cabe à Comissão Diretiva do Programa (ou a uma Comissão de Seleção por ela escolhida) selecionar os estudantes deste programa que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT, IP, sendo que os contratos de bolsa são celebrados diretamente com a FCT.

Assim, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto, na sua atual redação, e do Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Comissão Diretiva do NOVA I4H abre concurso para a seleção de bolseiros para a atribuição de:

 

5 BOLSAS INDIVIDUAIS DE DOUTORAMENTO (BD)

 

para doutoramentos a realizar no âmbito do NOVA I4H em colaboração com os parceiros empresariais.

Bolsas: A duração da bolsa é anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a seis meses consecutivos.

Destinatários: Os destinatários destas bolsas devem satisfazer as condições previstas no nº 1 do Artigo 30º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nº 107/2008, de 25 de junho, e 230/2009, de 14 de Setembro e pretenderem iniciar o doutoramento em Física ou Engenharia Física no âmbito do DAEPHYS  no ano lectivo de 2017/2018.

Área Científica: Engenharia Biomédica

Formação Académica: Os candidatos deverão completar até 27 de Novembro de 2017 um Mestrado em Engenharia Biomédica, ou noutra com elevada afinidade à Engenharia Biomédica, tais como Engenharia Física e Engenharia Electrotécnica,  com classificação final de pelo menos 14/20 (no caso de mestrados integrados esta classificação refere-se apenas aos 2 últimos anos do ciclo único) e classificação na tese/dissertação de mestrado não inferior a 16/20.  São também necessários bons conhecimentos de língua inglesa.

Valor do subsídio mensal: O montante da bolsa será conforme tabela de valores das bolsas de doutoramento no País atribuídas diretamente pela FCT, (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Período de apresentação de candidaturas

O concurso está aberto entre  27 de Novembro e 15 de Dezembro de 2017.

Candidaturas: As candidaturas individuais devem ser enviadas electronicamente para ml.oliveira@fct.unl.pt, utilizando o formulário e as instruções disponíveis em http://daephys.fis.uc.pt. Os candidatos têm de submeter obrigatoriamente o seu CV, a carta de motivação e cópia dos certificados dos graus. Podem selecionar até 3 projetos por universidade, de entre os projetos de tese disponibilizados em http://sites.fct.unl.pt/doutoramento-engenharia-biomedica/, tendo que estar aceites pelos proponentes dos projetos escolhidos antes de submeterem a candidatura.

Os candidatos que tenham obtido o grau de Mestrado em países fora da União Europeia têm que apresentar o certificado e o histórico relativos ao seu grau de Mestre com apostilha provida por um consulado ou outra autoridade competente.

Processo e critérios de seleção: A avaliação dos candidatos é feita pela Comissão de Seleção nos termos decididos na reunião da Comissão Diretiva do Programa em 10 de Setembro de 2015.

Os candidatos serão classificados de acordo com a classificação (FCG) dada por FCG = 0,7 x 0,3 x CAG + CPG, onde CAG e CPG representam Classificação Académica do Candidato e Classificação do Perfil do Candidato, respectivamente.

 

O CAG é dado por CAG = 0,65 x 0,35 x + DG AG, onde DG e AG representam Classificação Académica e Grau de Adequação, respectivamente.

  • O DG é calculado considerados os seguintes critérios:

    • grau 1 do ciclo (3 primeiros anos de um programa de mestrado integrado): 30%;

    • grau de segundo ciclo (2 anos finais de um programa de mestrado integrado): 30%;

    • Mestre tese de grau ': 40%;

  • O AG é obtido considerada a seguinte lista:

    • Engenharia Biomédica: 20

    • Engenharia Física, Física, Engenharia Electrotécnica ou: 18

    • Biotecnologia, Tecnologia da Saúde Bioengenharia ou Ciência da Computação: 16

    • Ciências Biomédicas, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou Engenharia Bioquímica: 15

    • Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Ciências Farmacêuticas, Química, Biologia ou Ciências dos Materiais: 13

    • Outros diplomas: 1

O CPG é obtido considerando a experiência académica/científica, experiência profissional CV, carta de motivação, cartas de referência e entrevista, bem como publicações e apresentações de congressos.

A atribuição de projecto aos candidatos será feita seguindo a posição no ranking do candidato; a primeira escolha do candidato será atribuída se ainda estiver disponível, dependendo do acordo do(s) supervisor(es).

Divulgação dos resultados:

Os resultados da avaliação são divulgados, para consulta pelos candidatos, em http://sites.fct.unl.pt/doutoramento-engenharia-biomedica/; Caso a decisão a tomar seja desfavorável à concessão da bolsa requerida, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. Da decisão final pode ser interposto recurso para a Comissão Diretiva, no prazo de 15 dias úteis após a respetiva notificação. Todos os candidatos serão notificados do resultado final através de e-mail.

Informação complementar: A Comissão Diretiva deste Programa reserva-se o direito de não preencher todas as vagas colocadas a concurso neste edital.

Financiamento: As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência e quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu.

 

Em tudo não previsto no Aviso de Abertura é aplicável o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica, disponível em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml .

 

Para obter esclarecimentos consulte a página do programa (http://sites.fct.unl.pt/doutoramento-engenharia-biomedica/) ou contacte pdebm.coordenador@fct.unl.pt .