Seminário DF

Local do evento:
Sala de Seminários DF 213 Edif. I

Seminário DF

Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa, Campus da Caparica, Portugal

Auditório Manuel Laranjeira

7 de Novembro de 2023 às 15h

Que tipo de Objeto é a Literatura?

Prof. Doutor Fábio Akcelrud Durão

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Campinas, São Paulo, Brasil

Resumo:

Nesta apresentação almeja-se descrever o tipo de objectualidade caracterítico da obra literária, que, instável, difere bastante daquele das ciências exatas.

Fabio Akcelrud Durão Bio:

Fabio Akcelrud Durão é professor Titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Formou-se magna cum laude em Português/Inglês pela UFRJ, e obteve o mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP. Seu doutorado foi feito na Duke University, onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson. É autor de *Metodologia de pesquisa em literatura* (Parábola, 2020), *O que é crítica literária?* (Parábola/Nankin, 2016*), *Essays Brazilian* (Global South Press, 2016), *Fragmentos Reunidos* (Nankin, 2015), *Modernism and Coherence* (Peter Lang, 2008) e *Teoria (literária) americana* (Autores Associados, 2011). Coeditou, entre outros, *Modernism Group Dynamics: The Politics and Poetics of Friendship* (Cambridge Scholars Publishing, 2008); e organizou *Culture Industry Today* (Cambridge Scholars Publishing, 2010). Publicou diversos artigos no Brasil e no exterior, em periódicos como *Critique*, *Cultural Critique*, *Luso-Brazilian Review*, *Parallax*, *The Brooklyn Rail* e *Wasafiri*. Seus interesses de pesquisa incluem a Escola de Frankfurt, o modernismo de língua inglesa e a teoria crítica brasileira. De 2014 a 2016 foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), e, de 2016 a 2019, membro do Comitê de Assessoramento (CA) da área de Letras do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)