Faculdade

Eventos

Seminários do Departamento de Física, CEFITEC e LIBPhys: Marta Manso (investigadora DF) Implementação de metodologias analíticas para o estudo do Património Industrial: o projecto IH4Future

Qua, 05 junho 2019, 14:00 - 16:00
Tipo de evento: 
Seminário
Organizador: 
Departamento de Física, CEFITEC, LIBPhyS
Local do evento: 
Sala de Seminário - Nº 213
Localização específica: 
Edifício I
Contacto: 

Professora Maria Luísa Carvalho - Ext.: 10571

Oradora: Doutora Marta Manso (Investigadora DF)

 

Título:do Seminário: Implementação de metodologias analíticas para o estudo do Património Industrial: o projecto IH4Future

Resumo

O Património Industrial compreende objetos e equipamentos testemunhos materiais do desenvolvimento industrial e tecnológico. Embora se registe um aumento de interesse neste património, a sua preservação é, ainda hoje, muito vulnerável. O estudo científico dos materiais e do estado de degradação do Património Industrial é, por isso, fundamental para diminuir esta vulnerabilidade. Para tal, é necessário implementar metodologias analíticas adequadas às características deste Património e que permitam obter informação sobre os materiais: metais, revestimentos, lubrificantes, etc. e também sobre a sua degradação. É neste âmbito que o projecto IH4Future – Cultura material, cultura científica: Património Industrial para o futuro, se enquadra.

Tendo como caso de estudo a Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços do Seixal, do século XIX, o IH4Future tem como objectivo a definição de metodologias analíticas a serem aplicadas ao Património Industrial recorrendo a técnicas de espectroscopia de informação elementar e estrutural, tal como a espectroscopia de fluorescência de raios X e a micro-espectroscopia Raman e outras técnicas de exame e análise complementares, tais como microscopia electrónica de varrimento e difracção de raios-X. As análises serão assistidas por simulações Monte Carlo, para a quantificação de ligas metálicas, determinação de espessuras de pátinas e de revestimentos.

Para validar e implementar os resultados obtidos, o projecto conta com a participação de entidades públicas e privadas numa equipa pluridisciplinar com especialistas na análise (LIBPhys-UNL), na investigação (CENIMAT) e na conservação (Archeofactu) de materiais bem como na sua interpretação histórica (industrial e tecnológica) (IHC-FCSH) e valorização museológica (Câmara Municipal do Seixal/Ecomuseu do Seixal).

Neste seminário será apresentado o projecto IH4Future iniciado em Julho de 2018, os seus objectivos, metodologias e os primeiros resultados preliminares.