Professora Maria Luísa Carvalho - Ext.: 10571
Professora Ana Fonseca - Ext.: 10504
Ana Sousa - Detectar glaucoma: dos métodos tradicionais à inteligência artificial.
Seminário do plano Doutoral
O glaucoma é um grupo de doenças neurodegenerativas que afetam o nervo ótico, de forma permanente e irreversível. Um diagnóstico precoce é essencial para que se consiga prevenir este tipo de danos, que no limite levam à cegueira.
Resumo:
O número de pessoas com deficiência visual e cegueira tem vindo a aumentar ao longo dos anos em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o glaucoma faz parte das principais causas de cegueira evitável, sendo que em 2002 o glaucoma era responsável por cerca de 12% da cegueira em todo o mundo. Um dos objetivos da OMS para 2020 é promover o direito à visão, e, neste sentido, intensificar a prevenção da cegueira e eliminar a cegueira evitável.
Neste seminário vão ser abordados os vários métodos de diagnóstico dos principais tipos de glaucoma, como a Tonometria, para medição da pressão intraocular, a Gonioscopia, para medição do ângulo interior do olho, ou a Tomografia de Coerência Ótica, para análise da espessura das fibras nervosas da retina. Serão também abordadas formas mais inovadoras que recorrem à inteligência artificial para, através dos dados destes métodos mais tradicionais, tentar prever a doença de forma mais precoce.