Faculdade

Eventos

Seminário - Departamento de Física; CEFITEC; LIBPhys-UNL: Investigadora Sofia Pessanha

Qua, 31 outubro 2018, 14:00
Tipo de evento: 
Seminário
Organizador: 
Departamento de Física, CEFITEC, LIBPhys
Local do evento: 
sala 1.10
Localização específica: 
Edf VII
Contacto: 

Professora: Maria Luísa Carvalho: ext. 10571

Professora: Ana Fonseca: ext.10504

 

A investigadora Sofia PessanhaEspectroscopia de Raios X e Raman: Aplicações na Engenharia Biomédica

 Resumo - Serão discutidas as vantagens e limitações de duas técnicas analíticas não-destrutivas – Fluorescência de raios X dispersiva em energia e microscopia Raman na análise de tecidos dentários, sendo apresentados vários casos de estudo.

Considerando a avaliação de esmalte dentário antes e após tratamento com agentes acídicos, serão apresentados diferentes estudos para vários produtos testados, nomeadamente, géis branqueadores e a utilização de saliva humana/artificial renovada ou não ao longo do estudo. Foram criados também protocolos de simulação da ingestão de estimulantes gustativos de secreção salivar bem como refrigerantes acídicos para averiguar possíveis ações desminerizeladoras do esmalte

Será ainda apresentado o estudo do desempenho de sistemas adesivos para resinas compostas em dentina, através de microscopia Raman. As restaurações à base de resina composta não têm capacidade de auto-adesão à dentina, por isso, é necessário o recurso a um material adesivo que impregne o dente e copolimerize com a resina criando uma camada híbrida. Será apresentada a comparação do grau de impregnação e de conversão dos monómeros para diferentes sistemas adesivos em dentina sã e afetada.