Seminário DF, CEFITEC, LIBPhys: A dendrocronologia - uma técnica na investigação científica aplicada às obras de arte , por Alexandra Lauw

Qua, 07 março 2018, 14:00 - 15:00
Tipo de evento:
Organizador:
Departamento de Física, CEFITEC, LIBPhys
Local do evento:
Sala de Seminário - Nº 213
Localização específica:
Edifício I
Contacto:

Professora Maria Luísa Carvalho10571

Professora Ana Fonseca 10504

"A dendrocronologia - uma técnica na investigação científica aplicada às obras de arte."

Por Alexandra Lauw pertence ao Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de  Agronomia, Universidade de Lisboa

Resumo:

"O método tradicional de datar uma obra de arte baseia-se na análise estrutural e/ou estilística que, em muitos casos, se revela insuficiente. A datação dendrocronológica (através do estudo dos anéis de crescimento da madeira) tem sido o método mais preciso para posicionar uma peça de madeira numa escala temporal. Deste modo, é possível determinar o terminus post quem exacto, a origem das madeiras, assim como tirar certas considerações sobre as atribuições dadas às obras. Os casos de estudo apresentados serão sobre instrumentos musicais dos séculos XVIII e XIX e de pintura sobre madeira do século XVI."