Seminário do DF, CEFITEC e LIBPhys-UNL: Neuro-genética da locomoção

Útimo seminário do semestre. Com o Prof. César Mendes da NOVA Medical School-Faculdade de Ciências Médicas.

Título: Neuro-genética da locomoção

O objectivo é identificar os genes, circuitos e mecanismos que regulam o desenvolvimento e função de circuitos motores. Para cumprir este objectivo, utilizamos as sofisticadas ferramentas neuro-genéticas oferecidas pela mosca da fruta Drosophila melanogaster que permite a fácil manipulação genética e a execução de experiências de ganho e perda de função num número controlado de neurónios. Utilizamos também um ensaio de locomoção em moscas adultas denominado “FlyWalker”, que permite quantificar a actividade locomotora com elevada resolução temporal e espacial durante processos degenerativos ou após perturbações do sistema de locomoção.