Faculdade

Eventos

Apresentação do projecto de tese por Sérgio Alves, sob orientação do Prof. Mário Secca e Prof. António Veloso (FMH), sob o tema: “Avaliação das alterações estruturais e fisiológicas dos músculos da perna por Imagem de Ressonância Magnética após exercício

 

 “Avaliação das alterações estruturais e fisiológicas dos músculos da perna por Imagem de Ressonância Magnética após exercício intenso”

A aplicação de carga excessiva, tanto em intensidade como em frequência, está associado a disfunções músculo-esqueléticos. Este exercício intenso condiciona alterações músculo-esqueléticas estruturais e funcionais que são difíceis ou impossíveis de avaliar com técnicas convencionais como a análise em cadáveres ou recurso à Ultrassonografia que não permite estudar músculos/tecidos mais profundos.

Assim, o presente estudo pretende colmatar estas dificuldades recorrendo à Imagem por Ressonância Magnética e algumas das suas técnicas mais especificas como a DTI (Difusion Tensor Imaging - Imagem por Tensor Difusor).

Imagens ponderadas em DP (Densidade Protonica) de grande resolução espacial permitem a obtenção de dados importantes para a modelação do músculo tais como a PCSA (Physiological Cross-Sectional Area) e o Volume Muscular. 

O DTI é uma técnica in-vivo que se baseia na difusão das moléculas de água nos tecidos biológicos para nos fornecer informação sobre a sua estrutura/arquitectura.

O tensor de difusão possui três "eigenvalues" que descrevem a magnitude do coeficiente de difusão em três direcções ortogonais, e, três "eigenvectors", que especificam esas direcções. O "eigenvector" principal (de maior intensidade) é assumido como sendo coincidente com o eixo longitudinal das células. Seguindo a direcção de maior difusão a dados intervalos e segundo algumas regras consegue-se reconstruir as trajectórias das fibras musculares. Dados estruturais como o comprimento das fibras, o ângulo de penação e outras características conseguem assim também ser obtidas in-vivo e logo após o esforço.