Ensino

Impressão 3D para o contexto educativo

Responsável 

Claúdia Quaresma 

Objetivos do Curso

Os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender o que é o processo de impressão 3D
  • Capturar objectos reais para um ambiente virtual, e\ou transformar objectos virtuais tridimensionais em objectos passíveis de serem impressos.
  • Selecionar parâmetros, o material e a tecnologia de impressão 3D adequada para a peça considerada
  • Imprimir e efetuar o pós-processamento do objecto
  • Desenvolver um projecto em grupo de acordo com a sua área de interesse

Descrição Geral do Curso

A emergência de um novo paradigma de ensino centrado no estudante e na promoção de estratégias que procuram cumprir esse paradigma tem sido cada vez mais relevante. Desta forma, as novas tecnologias têm um papel crucial, uma vez que permitem aos professores usarem metodologias apelativas e inovadoras nas suas práticas de educação. De entre estas novas tecnologias, a manufactura aditiva (também conhecida como impressão 3D), tem um papel importante a desempenhar em diferentes áreas, tais como na promoção da saúde, no ensino da física ou biologia, assim como no ensino artístico.

Conteúdos do Curso

O curso apresenta um cariz predominantemente prático. É composto por uma breve componente teórica que visa fundamentar as tecnologias e metodologias usadas e uma componente prática de hands-on, terminando com realização de um projeto final de carácter integrador. O curso está dividido em duas componentes: teórica e prática.

Na componente teórica são abordados os seguintes conteúdos:

  • Conceitos e fundamentos essenciais da impressão 3D aplicados ao contexto educativo.
  • Materiais usados, e as suas principais variantes
  • Utilizar scanners 3D para captura de objectos e gerar ficheiros passíveis de serem usados para impressão.
  • Como utilizar o software que irá permitir a impressão (vulgo slicer

Na componente prática será desenvolvido um projecto, em grupo (com o máximo de 3 elementos) de acordo com os interesses pedagógicos dos formandos, nomeadamente a saúde

Corpo Docente

Claúdia Quaresma e Bruno Soares

Destinatários

Professores do Ensino Secundário

Avaliação

Face ao caracter fortemente prático e aplicado desta acção de formação, a avaliação dos formandos obedecerá às seguintes regras:

- Apenas serão certificados os formandos que tenham participado em, pelo menos, 4/5 da duração total da ação

- A avaliação dos formandos terá em conta os critérios seguintes (o peso de cada critério no cálculo da nota final é indicado entre parêntesis):

i. teste realizado no software socrative sobre a componente teórica (30%)

ii.a participação nas sessões de apresentação e discussão dos resultados (70%)   

A classificação de todos os trabalhos efetuados bem como a classificação final será atribuída numa escala de 0 a 20. Apenas serão considerados aprovados os formandos que obtenham uma classificação final mínima de 10 valores.

Acreditação pelo CCPFC

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119991/23

Para os efeitos previstos pelo nº 1 do Art. 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Secundário

Para efeitos de aplicação do Art. 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente acção não releva para a progressão em carreira. 

Data de candidatura:

Duração do curso: 12

Formato: presencial

Preço: gratuito; financiado pelo PRR

Horário: 11 e 12 de Julho (das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30)

Contactos:  q.claudia@fct.unl.pt

Número de Vagas: 18