Ensino

Física Laboratorial 12

Responsável

Maria de Fátima Guerreiro da Silva Campos Raposo

Objetivos do Curso

Pretende-se que  os formandos fiquem preparados para montarem as experiências obrigatórias (AL 1.1., AL 1.2 AL 1.3., AL 1.4., AL 2.1., AL 2.2.), no laboratório, para manusear equipamento, e para dominar os resultados obtidos bem como o seu tratamento. 

As metas desta formação são as seguintes:

- Promover  as competências dos docentes de Física do 12º ano, no planeamento, montagem, execução e análise de resultados das atividades experimentais, tornando assim possível uma maior facilidade dos docentes formandos em realizar estas atividades com os seus estudantes.

- Desenvolver nos formandos as capacidades de observação, experimentação, avaliação, abstração e  generalização e que possam ser posteriormente passadas aos seus alunos.

Descrição Geral do Curso

Esta ação de formação  em física laboratorial é dedicada aos docentes de Física do 12º ano com o objectivo de adquirirem conhecimento, experiência, prática e desenvoltura no laboratório de Física de acordo com o programa em vigor desta disciciplina. A obrigatoriedade de os docentes desenvolverem em laboratório um conjunto de experiências nas áreas temáticas de Mecânica e Campos e Forças para as quais não estão completamente preparados é a razão principal desta formação.  Esta ação de formação será fomentada por docentes do ensino superior com formação e insere-se no conjunto das atividades de formação desenvolvidas pela NOVA School of Science and Technology como instituição de ensino superior público.

Conteúdos do Curso

Introdução aos trabalhos laboratoriais - 2 h

Métodos de tratamento de resultados experimentais - 2 h

Atividades  prático-laboratoriais- 12 h

  • Mecânica
  • Lançamento horizontal (AL 1.1.)

Determinação do valor da velocidade de lançamento horizontal de um projétil a partir da medição do seu alcance para uma dada altura de queda.

  • Atrito estático e atrito cinético(AL 1.2.)

Obtenção dos coeficientes de atrito estático e cinético entre duas  superfícies em contacto. Provar que as forças de atrito entre sólidos dependem dos materiais das superfícies em contacto, mas não da área dessas superfícies;

  • Colisões (AL 1.3.)

Verificação da lei de conservação do momento linear numa colisão a uma dimensão e determinação do coeficiente de restituição.

  • Coeficiente de viscosidade de um líquido (AL 1.4.)

Obtenção do coeficiente de viscosidade do líquido a partir da velocidade terminal de esferas que se deslocam no líquido por ação da força da gravidade, identificando que as esferas em movimento no líquido ficam  sujeito a forças de  resistência que dependem da velocidade do corpo e da viscosidade do líquido.

  • Campos de Forças
  • Campo elétrico e superfícies equipotenciais (AL 2.1.)

Determinação do valor de um campo elétrico uniforme e identificação das superfícies equipotenciais.

  • Construção de um relógio logarítmico (AL 2.2.)

Determinação da curva de descarga de um condensador num circuito RC, obtenção do valor da capacidade do condensador e demontração que  este processo pode servir para medir o tempo.

Análise dos resultados das atividades  prático-laboratoriais - 3 h

Apresentação e Discussão dos resultados experimentais - 6 h

Corpo Docente

Maria de Fátima Guerreiro da Silva Campos Raposo (Responsável)

Filipe Alexandre Ferreira Tiago de Oliveira

Yuri Fonseca da Silva Nunes

Destinatários

Professores do ensino secundário (grupo de recrutamento 510)

Avaliação

Com avaliação

 

 

Data de candidatura: a anunciar

Duração do curso: 25 h

Formato: presencial

Preço: gratuito; financiado pelo PRR

Horário: 8 de Julho a 12 de Julho de 2024

Contactos:  mfr@fct.unl.pt

Número de Vagas: 16