Ensino

Física Laboratorial 11

Responsável

António Dias

Objetivos do Curso

Promover o ensino experimental da Física, evidenciando que a sua terminologia e formulação só adquirem sentido na medida em que se estabeleçam as devidas ligações à realidade que descrevem.

Aprofundar as competências dos docentes no planeamento, montagem, execução e análise de resultados de atividades experimentais de Física.

Preparar os docentes da disciplina de Físico-Química do 11.º ano de escolaridade para a realização das atividades prático-laboratoriais previstas na componente de Física do programa.

Descrição Geral do Curso

A base de todo o conhecimento reside na observação e na experimentação. As teorias formuladas para explicar as observações devem ser testadas experimentalmente por forma a comprová-las para além da observação que as originou e a estabelecer os seus limites de validade. O actual conhecimento das leis da Natureza resulta, portanto, da aplicação cuidada do método científico e toda a tecnologia que sustenta o nosso modo de vida provém, em última análise, da experiência.

O programa da disciplina de Física e Química do 11.º ano estabelece que os alunos deverão ter uma carga lectiva semanal mínima de 315 minutos, sendo a aula de maior duração (que poderá ter no máximo 150 minutos) dedicada a atividades práticas e laboratoriais. Na componente de Física do programa é estabelecida, também, a realização de 7 atividades prático-laboratoriais, distribuídas pelas áreas programáticas de mecânica, ondas e eletromagnetismo. A realização das atividades prático-laboratoriais contribui para a motivação dos alunos para os conteúdos programáticos graças ao maior envolvimento destes no processo de ensino e aprendizagem sendo assim um factor positivo para o sucesso deste processo.

Porém, os alunos que ingressam no ensino superior relatam frequentemente que nunca realizaram atividades laboratoriais no ensino secundário; e os professores do grupo de recrutamento de Física e Química têm-nos revelado várias dificuldades que encontram à adopção de uma metodologia centrada na execução de atividades experimentais. Entre elas estão a inexistência de recursos materiais nas escolas, a sua falta de formação específica na área da Física e a ausência de experiência prévia na realização das atividades prático-laboratoriais constantes do programa. Justifica-se, pois, plenamente, a realização da ação de formação “Física Laboratorial 11” com o objetivo de preparar os docentes do grupo de recrutamento 510 – Física e Química – para a realização com os seus alunos das atividades prático-laboratoriais constantes da componente de Física do programa da disciplina de Físico-Química do 11.º ano de escolaridade.

Esta ação de formação insere-se no conjunto das atividades de formação desenvolvidas pela FCT/UNL como instituição de ensino superior público.

Conteúdos do Curso

1.Introdução aos trabalhos laboratoriais                             3 h

  1. O tratamento dos resultados experimentais           2 h
  2. Realização de 7 atividades prático-laboratoriais:  14 h

• Mecânica:

           AL 1.1. Queda livre: força gravítica e aceleração da gravidade

           AL 1.2. Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme

            AL 1.3. Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento

• Ondas - som:

           AL 2.1. Características do som

           AL 2.2. Velocidade de propagação do som        

• Ondas e eletromagnetismo:

           AL 3.1. Ondas: absorção, reflexão, refração e reflexão total

           AL 3.2. Comprimento de onda e difração          

  1. Análise dos resultados das atividades prático-laboratoriais       3 h
  2. Discussão dos resultados experimentais                                        3 h

 Corpo Docente

Prof. Dr. António Dias (aad@fct.unl.pt)

Prof. Dr. Paulo Ribeiro (pmv@fct.unl.pt))

Prof. Dr. Filipe Oliveira (fto@fct.unl.pt)

 Destinatários

Professores do ensino secundário (grupo de recrutamento 510)

Avaliação

Face ao caracter fortemente prático e aplicado desta ação de formação, a avaliação dos formandos obedecerá às seguintes regras:

- Apenas serão certificados os formandos que tenham participado em, pelo menos, 4/5 da duração total da ação

- A avaliação dos formandos terá em conta os critérios seguintes (o peso de cada critério no cálculo da nota final é indicado entre parêntesis):

i. Os relatórios produzidos nas 7 atividades prático-laboratoriais (50%)

ii. A forma como foi usado o material disponibilizado e como foi realizada a experiência relativamente às atividades para as quais não é fornecido um guião (20%)

iii. O material de apoio produzido pelos formandos para a atividade AL 3.2 (30%)

A classificação de todos os trabalhos efetuados bem como a classificação final será atribuída numa escala de 0 a 10. Apenas serão considerados aprovados os formandos que obtenham uma classificação final mínima de 5 valores.

 

 

Data de candidatura:

Duração do curso: 25h

Formato: presencial

Preço: gratuito;financiado pelo PRR

Horário (6 sessões): 25 junho 10h-13h e 14h-16h; 26 junho 09h-13h; 27 junho 09h-13h

01 julho 09h-13h; 02 julho 09h-13h; 03 julho 09h-13h

Contactos:  aad@fct.unl.pt

Número de Vagas: 14