Responsável
Objetivos do Curso
Promover o ensino experimental da Física, evidenciando que a sua terminologia e formulação só adquirem sentido na medida em que se estabeleçam as devidas ligações à realidade que descrevem.
Aprofundar as competências dos docentes no planeamento, montagem, execução e análise de resultados de atividades experimentais de Física.
Preparar os docentes da disciplina de Físico-Química do 11.º ano de escolaridade para a realização das atividades prático-laboratoriais previstas na componente de Física do programa.
Descrição Geral do Curso
A base de todo o conhecimento reside na observação e na experimentação. As teorias formuladas para explicar as observações devem ser testadas experimentalmente por forma a comprová-las para além da observação que as originou e a estabelecer os seus limites de validade. O actual conhecimento das leis da Natureza resulta, portanto, da aplicação cuidada do método científico e toda a tecnologia que sustenta o nosso modo de vida provém, em última análise, da experiência.
O programa da disciplina de Física e Química do 11.º ano estabelece que os alunos deverão ter uma carga lectiva semanal mínima de 315 minutos, sendo a aula de maior duração (que poderá ter no máximo 150 minutos) dedicada a atividades práticas e laboratoriais. Na componente de Física do programa é estabelecida, também, a realização de 7 atividades prático-laboratoriais, distribuídas pelas áreas programáticas de mecânica, ondas e eletromagnetismo. A realização das atividades prático-laboratoriais contribui para a motivação dos alunos para os conteúdos programáticos graças ao maior envolvimento destes no processo de ensino e aprendizagem sendo assim um factor positivo para o sucesso deste processo.
Porém, os alunos que ingressam no ensino superior relatam frequentemente que nunca realizaram atividades laboratoriais no ensino secundário; e os professores do grupo de recrutamento de Física e Química têm-nos revelado várias dificuldades que encontram à adopção de uma metodologia centrada na execução de atividades experimentais. Entre elas estão a inexistência de recursos materiais nas escolas, a sua falta de formação específica na área da Física e a ausência de experiência prévia na realização das atividades prático-laboratoriais constantes do programa. Justifica-se, pois, plenamente, a realização da ação de formação “Física Laboratorial 11” com o objetivo de preparar os docentes do grupo de recrutamento 510 – Física e Química – para a realização com os seus alunos das atividades prático-laboratoriais constantes da componente de Física do programa da disciplina de Físico-Química do 11.º ano de escolaridade.
Esta ação de formação insere-se no conjunto das atividades de formação desenvolvidas pela FCT/UNL como instituição de ensino superior público.
Conteúdos do Curso
1.Introdução aos trabalhos laboratoriais 3 h
• Mecânica:
AL 1.1. Queda livre: força gravítica e aceleração da gravidade
AL 1.2. Forças nos movimentos retilíneos acelerado e uniforme
AL 1.3. Movimento uniformemente retardado: velocidade e deslocamento
• Ondas - som:
AL 2.1. Características do som
AL 2.2. Velocidade de propagação do som
• Ondas e eletromagnetismo:
AL 3.1. Ondas: absorção, reflexão, refração e reflexão total
AL 3.2. Comprimento de onda e difração
Corpo Docente
Prof. Dr. António Dias (aad@fct.unl.pt)
Prof. Dr. Paulo Ribeiro (pmv@fct.unl.pt))
Prof. Dr. Filipe Oliveira (fto@fct.unl.pt)
Destinatários
Professores do ensino secundário (grupo de recrutamento 510)
Avaliação
Face ao caracter fortemente prático e aplicado desta ação de formação, a avaliação dos formandos obedecerá às seguintes regras:
- Apenas serão certificados os formandos que tenham participado em, pelo menos, 4/5 da duração total da ação
- A avaliação dos formandos terá em conta os critérios seguintes (o peso de cada critério no cálculo da nota final é indicado entre parêntesis):
i. Os relatórios produzidos nas 7 atividades prático-laboratoriais (50%)
ii. A forma como foi usado o material disponibilizado e como foi realizada a experiência relativamente às atividades para as quais não é fornecido um guião (20%)
iii. O material de apoio produzido pelos formandos para a atividade AL 3.2 (30%)
A classificação de todos os trabalhos efetuados bem como a classificação final será atribuída numa escala de 0 a 10. Apenas serão considerados aprovados os formandos que obtenham uma classificação final mínima de 5 valores.
Data de candidatura:
Duração do curso: 25h
Formato: presencial
Preço: gratuito;financiado pelo PRR
Horário (6 sessões): 25 junho 10h-13h e 14h-16h; 26 junho 09h-13h; 27 junho 09h-13h
01 julho 09h-13h; 02 julho 09h-13h; 03 julho 09h-13h
Contactos: aad@fct.unl.pt
Número de Vagas: 14