Ensino

Física Laboratorial 10

Responsável

Susana Isabel dos Santos Silva Sério Venceslau

Objetivos do Curso

- Promover o ensino experimental da Física, evidenciando que a sua terminologia e formulação só adquirem sentido na medida em que se estabeleçam as devidas ligações à realidade que descrevem.

- Aprofundar as competências dos docentes no planeamento, montagem, execução e análise de resultados de atividades experimentais de Física.

- Preparar os docentes do grupo de recrutamento 510 – Física e Química – para a realização com os seus estudantes das atividades prático-laboratoriais previstas na componente de Física do programa da disciplina de Físico-Química do 10º ano de escolaridade.

Descrição Geral do Curso

Atendendo ao objetivo principal desta formação que é a preparação dos formandos para a realização das atividades prático-laboratoriais previstas na componente de Física do programa de Físico-Química do 10º ano de escolaridade, a sequência de atividades a desenvolver relacionadas com cada trabalho práticos é a seguinte:

- Introdução teórica ao tema das atividades a realizar

- Realização das atividades, em laboratório e em grupos de 2 formandos

- Análise, por cada grupo, dos resultados experimentais obtidos

- Discussão, em conjunto, dos resultados experimentais obtidos por cada grupo

No primeiro dia da ação de formação haverá uma sessão teórica dedicada aos métodos de tratamento estatístico dos resultados experimentais, cálculo das incertezas e apresentação de resultados e extração de conclusões.

Aos formandos será proporcionado um guião dos procedimentos a seguir na execução das atividades experimentais.

Conteúdos do Curso

1. Introdução aos trabalhos laboratoriais - 2 h

2. Métodos de tratamento de resultados experimentais - 2 h

3. Realização das 6 atividades  prático-laboratoriais - 12 h

• Energia e movimentos:

            AL 1.1. Movimento num plano inclinado: variação de energia cinética e distância percorrida

            AL 1.2. Movimento vertical de queda e de ressalto de uma bola: transformações e transferências de energia

Energia e fenómenos elétricos:

            AL 2.1. Características de uma pilha

Energia, fenómenos térmicos e radiação:

            AL 3.1. Radiação e potência elétrica de um painel fotovoltaico

            AL 3.2. Capacidade térmica mássica

            AL 3.3. Balanço energético num sistema termodinâmico

4. Análise dos resultados das atividades  prático-laboratoriais - 3 h

5. Discussão dos resultados experimentais - 6 h

Corpo Docente

Susana Isabel dos Santos Silva Sério Venceslau

António Alberto Dias

Filipe Tiago Oliveira

Filipe Ribeiro Ferreira da Silva

Jorge Carvalho Silva

Destinatários

Professores do ensino secundário (grupo de recrutamento 510)

Avaliação

Com avaliação

Acreditação pelo CCPFC

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115933/22

Para os efeitos previstos pelo nº 1 do Art. 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 510.

Para efeitos de aplicação do Art. 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo 510.

Data de candidatura:

Duração do curso: 25 h

Formato: presencial

Preço: gratuito;financiado pelo PRR

Horário: 17 a 28 de Junho de 2024, Regime diurno

Contactos:  susana.serio@fct.unl.pt

Número de Vagas: 14