Gilding and Silvering Techniques in Portuguese Illuminations of Leitura Nova, pela Profª Agnès Le Gac do Departamento de Conservação e restauro da FCT/UNL
Enquanto metais preciosos, utilizados em manuscritos iluminados (do verbo latino illuminare), o ouro e a prata eram por excelência os materiais destinados a enriquecer os códices medievais com ornatos vibrantes e luminosos, pela sua cor e pelo seu brilho metálico específico. Como pinturas decorativas empregadas sobre pergaminho, estes metais requeriam preparações morosas e particulares modos de aplicação. Propõe-se a abordagem destas questões materiais e técnicas através do estudo dos frontispícios iluminados de Forais Novos, cuja produção entre 1500 e 1520 marcou o reinado de D. Manuel. Mostrar-se-á a importância de que se revestiu a utilização de técnicas analíticas – muito especialmente de espectroscopia de raios X –, para desvendar a qualidade dos ouros e pratas, os segredos de oficinas e a diversidade das propostas estéticas que contêm estes manuscritos e, nessa base, alimentar a fortuna crítica tanto na História de Portugal como em História da Arte.