Faculdade

Eventos

Seminário: Avanços no estudo da Matéria Escura

Avanços no estudo da Matéria Escura, pelo Professor  José Matias-Lopes do Instituto Superior de Eng. de Coimbra.

A mais importante questão em cosmologia, todavia por esclarecer, é a natureza da matéria escura (DM): há fortes evidências experimentais a apoiar a presença desta componente evasiva no balanço de energia do Universo, sem, no entanto, fornecer resultados conclusivos sobre a sua natureza.

A classe de modelos mais amplamente aceite, assume que a DM é composta de partículas massivas que interagem fracamente (WIMPs). Com a Terra viajando através de um halo galáctico formado por tais partículas, espera-se que elas interajam directamente com detectores de grande volume, desenvolvidos especialmente com este propósito. Nos últimos anos, uma série de tais detectores (XENON, LUX, CDMS, etc.) têm procurado WIMPs, com resultados negativos. Nesta palestra irá ser apresentado o estado da arte na pesquisa directa da DM, focando em especial o programa XENON.

A experiência Xenon100 para a DM está localizada no Laboratório subterrâneo de Gran Sasso, na Itália. Depois de produzir resultados de ponta durante 6 anos, este detector serve agora de teste para provar todas as tecnologias para o detector XENON1T recentemente inaugurado, com um volume 20 vezes maior, o que irá melhorar drasticamente a sensibilidade nas medições directas de DM, com condições realistas de efectuar a sua descoberta.