Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica

Objectivos

A Engenharia Biomédica é uma área polivalente que aplica os princípios, métodos e ferramentas das ciências, da tecnologia e da engenharia para analisar e resolver problemas em medicina e biologia, no sentido de desenvolver abordagens inovadoras para a instrumentação em prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, fornecendo assim uma melhoria geral nos cuidados de saúde e no próprio conhecimento do corpo humano.

Esta engenharia é inovadora e em grande crescimento, sendo apontada como uma das áreas científicas mais importantes neste século.

As áreas mais importantes da Engenharia Biomédica são: 

biocompatibilidade, biomateriais, biomecânica, biossensores, biotecnologia (engenharia celular, tecidular e genética), dispositivos protéticos e órgãos artificiais, efeitos biológicos dos campos electromagnéticos, electrofisiologia, engenharia clínica, engenharia de reabilitação, fenómenos de transporte, imagem médica (incluindo medicina nuclear e PET), informática médica, instrumentação biomédica (incluindo lasers em medicina), modelação fisiológica, simulação e controlo, nanotecnologia, processamento e análise de sinais médicos e biológicos, radiação ionizante, radioterapia e protecção radiológica.

Saídas Profissionais

Os pedidos de Engenheiros com o perfil do Engenheiro Biomédico, com conhecimentos em biologia e medicina, estão a crescer rapidamente. Como exemplos de saídas profissionais apontam-se:

  • Empresas de equipamento e instrumentação médica.
  • Empresas de material farmacêutico.
  • Hospitais, nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e manutenção de equipamento.
  • Laboratórios de investigação e desenvolvimento de grandes empresas.
  • Indústria farmacêutica e de análises.
  • Laboratórios de faculdades de Medicina, universidades e organismos estatais.
  • Empresas de biomateriais.
  • Empresas ligadas à área da saúde. 

Vídeo sobre o MIEB: https://www.youtube.com/watch?v=OB1ZWn9QQvA

Plano Curricular

Condições de acesso: http://www.fct.unl.pt/ensino/curso/mestrado-integrado-em-engenharia-biomedica

Coordenador do curso:

Carla Quintão (Professor) mieb.coordenador@fct.unl.pt